quarta-feira, 14 de março de 2012

Crónica Tardia sobre a Moda Lisboa

Por motivos profissionais, não consegui fazer de imediato o relato do que se viu na Moda Lisboa e, no fundo, já tudo foi visto por esses blogs fora.
E ainda bem, porque quero debruçar-me sobre o verdadeeiro espectáculo da Moda lisboa ( e das outras fashion weeks do mundo): a rua.

Se na passerelle temos a esperança de encontrar elegância, sentido estético e profissionalismo, é entre os assistentes que encontramos a maluqueira da moda.
Não há dress code nem limites para quem vai assistir a estes eventos e desde cornos de rena, até cabelos de mil cores, passando por maillots inexistentes ou tendências all in one dos últimos 10 anos, tudo é permitido.
E estes jovens aspirantes a fashion icon confundem claramente criatividade com estilo,  proporcionando momentos simultaneamente maravilhos e ridículos que superam em grande escala o que se passa durante o desfile. É no intervalo dos desfiles que vemos o inesperado e que somos surpeendidos pela imaginação de quem gosta deste mundo. Deveriam os estilistas assimilar esta loucura e devolver o estatuto de grande espectáculo aos seus desfiles? Acho que o fazem de outra forma (e ainda bem), puxando por um lado mais artístico que não se vê na rua.

É evidente que se fez jus à 'Freedom' do cartaz, deixando que o lado criativo dos amantes da moda tomasse de assalto Lisboa.



1 comentário: